top of page

MINICURSOS

13ª Semana Acadêmica de História - Feed.png

A proposta deste minicurso é revisitar alguns fundamentos da moda moderna ocidental (LIPOVETSKY, 2009), com o objetivo de analisar sua formação a contrapelo, ou seja, conforme a sétima tese sobre o conceito de história de Walter Benjamin. Assim, pretende retomar suscintamente uma parte dos argumentos, imagens, coleções e acervos – as fontes, em suma, que consolidaram uma tradição entre os séculos XVI e XIX, com enfoque ao que caracterizou a moda como fenômeno histórico e cultural “específico da modernidade capitalista” (BUCK-MORSS, 2002, p.130). Para concluir, interroga sobre as reverberações desse processo no mundo contemporâneo, especialmente no que diz respeito aos vestígios de imperialismo, políticas de memória e silenciamentos.

13ª Semana Acadêmica de História - Feed (1).png

Proporcionar uma visão panorâmica e geral das estruturas históricas que caracterizam as diferentes sociedades do Subcontinente Indiano. Oferecer uma interpretação da História da Índia.

 

Conteúdo:

  • Características gerais do Sul da Ásia e do Subcontinente Indiano;

  • Linhagens historiográficas de interpretação e de periodização da História Indiana;

  • A Índia no Mundo.

13ª Semana Acadêmica de História - Feed (2).png

O futebol é um dos esportes mais populares do mundo. A sua prática, na contemporaneidade, remonta pelo menos 150 anos de história. Dito isso, é impossível dissociar a história do futebol da história contemporânea.

A ideia do minicurso é proporcionar uma introdução ao estudo do futebol, apresentando as possibilidades de temas, abordagens e fontes, considerando o futebol como um fenômeno cultural, social e político. Em um segundo momento, o minicurso trabalhará a história do futebol latino americano, também refletindo sobre os aspectos sociais, cultuais e políticos deste esporte na América Latina.

13ª Semana Acadêmica de História - Feed (3).png

A cultura pop atravessa a sociedade contemporânea. Filmes, canções, séries, jogos de videogame, quadrinhos, redes sociais, livros etc. são parte inequívoca do mundo globalizado e, apesar de preferências e subjetividades, constituem um dos principais elementos de produção de identidades e identificações no tempo presente. Apesar de reconhecer seu papel, a historiografia brasileira ainda carece de maiores sistematizações, abordagens e debates sobre a “cultura pop”, como tema, objeto, campo ou área de estudos. O presente minicurso tem por objetivo estimular, refletir e debater as possibilidades de pesquisa da cultura pop, com ênfase na música pop e no continente americano, na historiografia. O minicurso, dessa forma, pretende fornecer um conjunto de ferramentas analíticas, discussões conceituais e formas de acesso a documentação, visando estimular a pesquisa no campo da história da cultura pop nas Américas. Para isso, a atividade estará estruturada em três momentos: (1) caracterização da cultura e da música pop nas Américas (conceitos, historicidade e pilares); (2) fontes, metodologias e abordagens: a importância do paradigma analítico para a cultura pop; (3) a música pop e os desafios da interpretação historiográfica do universo midiático.

bottom of page